Lindas homenagens foram prestadas a Pai Pércio em seu Asèsè
Na última semana, o Bàbálòrìsà Pecê de Òsùmàrè, juntamente com sua comitiva; Ìyálòrìsà Ana de Ògún, Ìyámòrò Nilza de Ògún, Baba Egbè Leandro de Òsùmàrè, Òlòpóndá Walquíria de Òsún e Idase Mariana de Ayrá, chegaram em São Bernardo do Campo - SP, onde fica localizada uma das Casas de Candomblé mais tradicionais do estado, o Ilé Alákétu Asè Airá (Àsé Batistine), para dar início ao cerimonial fúnebre em respeito a 1 ano da morte do saudoso Pai Pércio de Sàngó, um dos filhos diletos do Terreiro de Òsùmàrè.
Esta cerimonia religiosa, da milenar cultura africana, denominada Asèsè, além de prestar homenagem ao antepassado, tem como objetivo principal, rogar aos Deuses que, o espirito do ancestre permaneça em paz, cumprindo sua passagem ao Orùn (céu) de forma plena, conforme dita a religião dos Òrìsàs.
O Asèsè que teve início no dia 14 de dezembro de 2011, e terminou na ultima quarta-feira dia 21 de dezembro de 2011, contou com a presença de Sacerdotes e Omo Òrìsàs de todo o Brasil. Além da comunidade do Asè Òsùmàrè, contou com o quórum ilustre de lideranças e representantes das tradicionais Casas de Candomblé da Bahia, como o Ilé Ibese Alakétu (Portão da Muritiba), nas figuras da Ìyálòrìsà Mãe Cacho de Omolu, Ègbón Bem de Òsógìyán e Ègbón Lurdes de Òsàlá, Casa Branca do Engenho Velho, representado por Ekedji Sinha de Sàngó, dentre muitos, que foram prestar suas homenagens ao saudoso Bàbálòrìsà Pércio de Sàngó.
A tradicional missa católica que acontece no último dia do Asèsè, foi realizada dento do Terreiro, na capela de Nossa Senhora Aparecida, que fora construída para este fim, uma vez que Pai Pércio tinha um amor incondicional e devoção por esta Santa.
Na oportunidade, Bàbá Pecê e Ìyá Cacho foram convidados a inaugurar o espaço onde ira abrigar os pertences e objetos usados por Pai Pércio. Este local, chamado: Memorial Tata Pércio, conta também com salas de aula, que atenderão a comunidade com aulas de capoeira, artesanato, costura e informática.
A família do Asè Ilé Ola, demostraram sua gratidão pelo saudoso Babalòrìsà, presenteando o Àsé Batistine com um busto que também foi inaugurado pelo Bàbálòrìsà Pecê juntamente com Ìyálòrìsà Cacho.
A presença de mais de 300 pessoas no dia derradeiro do Àsèsè, consolida novamente, a importância que o Babalòrìsà Pércio de Sàngó teve para a história do Candomblé. Isso é reforçado, também, pela comunhão de pessoas de diversas tradições e estados da federação que, juntos louvaram a memória desse grande baluarte da Religião dos Òrìsàs.
Mesmo com a dor da perda de um dos seus filhos mais querido, o Terreiro de Òsùmàrè, tranquiliza-se em saber que mais uma missão foi cumprida, não tendo dúvidas de que, Pai Pércio de Sàngó, recebeu as devidas obrigações e honrarias, as quais tinha direito, conforme determinação dos Òrìsàs.
Fonte: casadeoxumare.com