Blog do Oríosè: Exu Bara e Exu de Rua, qual o iniciado no candomblé deve cultuar?

Exu Bara e Exu de Rua, qual o iniciado no candomblé deve cultuar?

Exu Bara e Exu de Rua, qual o iniciado no candomblé deve cultuar?



Vamos primeiro falar de Exu Bara – Exu Bara é o mensageiro do orixá, aliás, Exu é o mensageiro, na verdade, os Orixás vivem no Orum, e Exu Bara vive na terra é ele quem envia nossas necessidades aos Orixás, por isso, antes de qualquer ritual para o Orixá é necessário primeiro agradar a Exu.

Os Orixás são divindades que estão acima de sentimentos humanos como: egoísmo, ciúmes e outros mas, Exu tem nossas características e defeitos humanos : extremamente ciumento, possessivo, vingativo, defensivo, amigo mas movido sempre por interesse, portanto, temos sempre que agradar a Exu Bara abrindo obis nos seus pés, com bebida de preferência gim (não destilada), padê, vela, não necessariamente oferecendo uma galinha por dia, pessoal o sacrifício é coisa seriíssima, se derrubar todo dia um bicho em cima de Exu resolvesse , não haveria galinhas no mundo, não acham? Para haver o sacrifício em cima de Exu, primeiro deve-se jogar obi ou búzios aos seus pés e perguntar: se deseja o sacrifício, o que deseja, aonde deseja, aonde será despachado, não podemos cultuar os Orixás com costumes diários, temos que sempre nos atentar ao que Exu quer nos dizer e como ele quer receber sua oferenda para bom resultado.Exu é um só, mas como todos os orixás de acordo com os itans(espécie de histórias) foi tendo títulos como : Exu Alaketu, Exu Marabô, Exu Ijelu, Exu Odara, Exu Baraguidã, Exu Elegbara, Exu Onã, Exu Inã entre tantos outros. De acordo com a feitura de cada Orixá foi sendo vinculado ao Orixá pelo nome tipo – Exu Alaketu – Orixá Oxossi, Exu Marabô – Yemanja, Xangô, Oxalá, mas amigos, na verdade, se EXU FOR FEITO COM O RITUAL CORRETO E TRATADO DE FORMA CERTA, PODE ATÉ TER O NOME ERRADO MAS, COM CERTEZA, RESPONDERÁ POSITIVAMENTE NA VIDA DA PESSOA A QUE FOI PREPARADO.Com isso quero esclarecer que:·       

Tudo que materializamos e consagramos no candomblé de forma correta, terá atuação positiva na vida do iniciado.·         Exu Orixá / Bara é tratado como Orixá Exu, ele não incorpora ( a não ser para quem é feito de Exu), mas toma conta de tudo e é quem responde no jogo de búzios sempre.·         
Não troque seu Exu Bara por outro se falarem à você que está com Exu errado, não, continue cuidando do que você plantou e arrume o Exu correto, cuidando dos dois igualmente.·         

Tire de sua cabeça que Exu para te dar algo tem que receber cabritos, Exu pode começar a atuar positivamente em sua vida através de um simples ebó, de um bom obi aberto aos seus pés rezado  ou até nos pés do Exu da Casa que freqüenta,  até de uma vela.Vamos falar agora de Exu de Rua:Os Exus de Rua e pombogiras são nossos ancestres, eles viveram na terra atuam como nossos protetores. 

O homem erradamente, colocou todos os artefatos ligados ao diabolismo, o vermelho, o preto, o tridente, o chifre, mas veja bem, Exu de Rua vai ter a força que você permitir que ele tenha, pois se somos iniciados para os Orixás, Abaixo de Deus, só o Orixá tem poder em nossas vidas, se você vive dependente, escravo do poder de um exu de rua, com certeza não tem prosperidade, vive seguido de vícios, drogas, bebidas, por que o LADO NEGATIVO do Exu de Rua impera na sua vida.Isso você não vê acontecer com as pessoas iniciadas que tem seu Exu Bara arrumado, até  incorpora exu de rua mas tem equilíbrio, por que o Orixá impera na vida daquela pessoa, os Exus estão no seu lugar.

Se partirmos do principio que a iniciação para o Orixá é ritual Africano independente de Nação, o Exu que acompanha o iniciado (yawo) é Exu Bara se, a pessoa tiver que cuidar ou arrumar Exu de Rua que faça mas, o Exu de Rua não irá responder como o Exu do Orixá feito, sim como guardião de seus caminhos.Adoro os Exus de Rua, também tenho minhas pombagiras mas pela idade de santo, já quase não incorporo, como elas me protegem e como são positivas em minha vida mas ,sempre me protegeram sem ultrapassar o limite de meus orixás e assim deve ser.

Conclusão: Se você tratar Exu com rituais positivos e não partilhar desses rituais com ele, você terá o equilíbrio, mas se você tratar Exu com guerras, facas, pedindo vingança, bebendo a bebida consagrada a ele, fumando com ele, incorporando ele todos os dias, você certamente será  um desastre.Nos Axés Ketu, Exus são tratados  como orixá, respeitosamente e não há culto de Exu de Rua, Na Angola, os mavambos são maravilhosos, tem força extraordinária de Axé o que fico muito triste quando vejo uma casa que se diz Angola e quando fala em Exu para seus iniciados é tudo Exu de Rua, No Jeje Elegabara é cultuado  respeitosamente sem muitas intimidades como Ketu. 

Queridos, minha mensagem é para você começar a sentir os sinais e a intimidade com tudo que você tem consagrado como iniciado no candomblé.Converse com seu Exu o seu problema e peça os sinais ele te dará provas, grandes provas.Cuide dele com respeito mas, não coloque sua vida nas mão dele, sua vida tem que estar nas mãos de Deus com a proteção de seus Orixás e Exu protegendo e guardando seus caminhos.Aprenda a desenvolver com seus Orixás a meditação, seus desejos, sua proteção e observe sempre os sinais que eles te dão.Se você começar a viver sua vida espiritual com equilíbrio, certamente, terá sucesso nas suas necessidades, anseios e desejos, nada co submissão a base de pressão e medo pode ser positivo no seu caminho, portanto, sua casa espiritual deve proporcionar para você primeiro, a confiança, a paz e o equilíbrio.  - Ya Ana de Yemanjá